Fundo Emergencial

Apoio:

Com o objetivo de apoiar as despesas administrativas e/ou estimular a continuidade das atividades institucionais, em particular, as atividades de campo junto às trabalhadoras e trabalhadores sexuais e população LGBTQIA+, o Fundo Positivo apoiou, de março a dezembro de 2021, estratégias de atuação junto às populações-chave da Instituição no contexto da pandemia da Covid-19.

Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIA+ SC

Realização de oficinas virtuais de escrita de roteiro para audiovisual e editoração (dez encontros, entre 17/08 e 21/09/2021, 3h/a por aula) para pessoas autoidentificadas LGBTQIA+, residentes no estado de SC. Atenção: 100% das vagas são destinadas à população LGBTQIA+, sendo 50% reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, indígenas ou oriundas de outros grupos sociais. O resultado das oficinas visa a publicação de um livro contendo os roteiros dos/as participantes. Inscrições: 29/07/2021 a 09/08/2021, neste link: https://forms.gle/K3ZFTFcJd8FDZyAu6 Dentre as principais ações se destacam os trabalhos semanais de campo, com entrega de preservativos, géis, autoteste e encaminhamentos aos serviços de saúde da Grande Florianópolis

ENTRE-PARES: educação de base comunitária para a prevenção combinada entre profissionais do sexo e LGBTQIA

O projeto busca ampliar a cobertura e qualificar as ações de educação em saúde e da prevenção combinada das IST/HIV/AIDS e HV, junto às/aos profissionais do sexo e a população LGBTQIA+, incluindo aquelas/es que vivem com HIV/Aids. Entre as principais Ações, destaca-se:(I) Ações de Prevenção Combinada ao HIV entre outras ISTs e de Promoção de práticas para a Redução de Riscos; (II) Oferta e/ou ampliação do diagnóstico precoce com uso de testes rápidos (TRFO) e autotestes e insumos de prevenção; (III) Encaminhamento aos serviços públicos de saúde para acesso a exames, tratamento e adesão às Profilaxias Pré-exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP). Local de Execução: Florianópolis, São José e Palhoça.

Mediadores de conflitos em Direitos Humanos:
LBTs & mais mulheres em ação.

O projeto tem como objetivo central fortalecer ações conjuntas entre diferentes movimentos sociais liderados por pessoas LBTs, profissionais do sexo, mulheres e PVHA ( Pessoas vivendo com HIV e AIDS ) de Florianópolis/SC, fomentando autonomia e instrumentalizando as lideranças em advocacy para a promoção de seus direitos. Por meio de mudança de comportamento relacionadas à lesbitransfobias, misoginia, racismo e. interseccionando questões como viver com HIV, pretende-se promover a melhoria na incidência política dessas agentes sociais, fornecendo-lhes ferramentas de conhecimento, incentivando o diálogo para a gestão e resolução de conflitos em gênero e direitos humanos. As ações do projeto visam a constituição de grupos focais com o intuito de potencializar práticas de advocacy e mediação de conflitos afim de refletir sobre táticas e estratégias de intervenção em locais de atuação dos grupos participantes.